Material na mesa!
Vamos começar fazendo barradinho em paninhos de pratos. Gente, é algo tão simples e tão vendável!!!!Barrinha em mãos, vamos pra máquina pregar a barrinha no tecido de sacaria. Costura não muito espaçada para garantir durabilidade da peça. Uso 3-3 ou até 2-2, fica uma costura bonitinha e firme.
Antes de pregar a barrinha é válido você verificar se deseja acrescentar bicos, rendinhas pra ficar uma peça ainda mais charmosa. Faça testes, não há uma regra. É sobrepor na peça e ir vendo o que mais te agrada aos olhos. rsrsrs
Olha meu teste aqui, gostei de cara! Amo essas rendinhas de algodão por serem fofas, duráveis e bom custo.
Fiz um vinco entre as cores amarelo e verdinho pra dar idéia de que o tecidinho verde já uma nova barrinha. Gostei do efeito e por isso vou passar uma costurinha.
Prontinho! Vamos passar a costura pra fixar a barra na sacaria? Bem simples! Vai na costura reta com o pontinho relativamente fechado. Assim:
Olha como fica:
Vira essa barrinha e costura agora na parte superior. Usa alfinetes para manter o tecido firme e não ficar tortinho.
Olha a costura mais fechadinha como deixa um acabamento mais delicado. Aliás, acabamento é tuuuudo numa peça. Vamos sempre nos dedicar para melhorar cada vez mais nele!
Barra fixada, vamos colocar o biquinho. Poderia ser colocado antes? Sim poderia! Mas eu prefiro fixar a barra com mais uma costura no tecido da sacaria e essa é uma oportunidade. Por isso optei por pregar a rendinha ( chamo de biquinho também rs) depois.
Costurinha retinha e vai e vai e vai.... atenção para o acabamento lá no finalzinho... tem que ficar bonitinho, heinnnn!!!
E ficou assim:
Bom ! Quase pronto! É tão simples né? E olha que peça bonitinha e única!!!
Que é que tá faltando? a bainha pelas laterais da peça né? Exceto na barrinha inferior pois já colocamos a barra com costura invisível que aliás dá um acabamento maaaara! Alguns chamam de costura inglesa, eu chamo de costura escondidinha mesmo. hehehe
Para a bainha das outras laterais você pode simplesmente dobrar e passar uma costurinha reta. Eu fiz assim por diversas vezes, até ganhar de presente um lindo paninho de prato e vi a bainha toda feita usando o viés. Genteeeeennn há quem tenha pavor ao uso do viés por dizer que tem dificuldade de pregar. Primeiro, tire essa palavra dificuldade da vida e vamos tentar? Bora lá aprender a pregar o viés e deixar sua peça com acabamento muito mais bonito. Ah!!! E eu acho muiiiito mais fácil fazer a bainha assim. haja viés aqui em casa!!!!!
Costurado o viés no lado direito, agora só virar para o esquerdo para batermos costura e assim fixar completamente e ver a bainha acontecer!
Nossa, que legal!! Realmente torna nossa cozinha um espaço de bem-estar e de mimos🥰😍🤩 Amei!!
ResponderExcluirObrigada por partilhar. Estou feliz por ter feito meu primeiro pano de prato. Amando esse cantinho
ResponderExcluir